Powered By Blogger

domingo, 24 de junho de 2012

ENDOMETRIOSE: DOENÇA QUE JÁ ATINGE 10% DAS MULHERES EM IDADE REPRODUTIVA

A endometriose é uma doença caracterizada pela implantação de fragmentos do tecido que reveste a parte interna do útero – o endométrio – fora da cavidade uterina.
Supõe-se que, quando a mulher menstrua, minúsculos pedaços do endométrio, em vez de serem eliminados, subam pelas trompas, implantem-se na cavidade abdominal adjacente e cresçam sob a ação dos hormônios. O problema é que esse pequenos pedaços de endométrio são estimulados a todos os meses com a variação hormonal, causando sintomas incomodos e incapacitantes.
Contudo, a endometriose não costuma evoluir para formas mais graves ou para câncer. Sua conseqüência mais importante é a infertilidade, que pode ocorrer em mulheres  devido a deformação ou obstrução da trompa, ou mesmo por uma combinação de fatores hormonais e imunológicos.
Estaremos publicando, em nosso blog, uma série sobre endometriose. Nessa primeira parte tratamos sobre o que é a Endometriose; na parte 2, sintomas e diagnóstico; e na última parte falaremos sobre as formas de tratamento.

Um comentário:

  1. Eu tomo um contraceptivo de uso continuo a mais de 1 mês.. e agora q to entrando no segundo mês tenho tido um sangramento continuo a 4 dias como se fosse menstruação e colicas desconfortaveis..
    Devo procurar um médico ou isso é normal ja q eu iniciei o tratamento.. (é o Elani 28)

    ResponderExcluir