Powered By Blogger

domingo, 16 de dezembro de 2012

LÍQUEN ESCLEROSO: COMO ESSA DOENÇA ATINGE AS MULHERES?

A mulher começa a sentir prurido (coceira) e queimação na vulva acompanhada de dor no ato sexual. Inicialmente não há nenhuma lesão, com a progressão dos sintomas a pele da vulva se torna branca e fina nos pequenos e grandes lábios.

Trata-se de uma doença dermatológica cronica chamada Líquen Escleroso. Uma condição comum nas mulheres na perimenopausa, contudo não sabemos o que causa essa alteração. O diagnóstico é feito através de vulvoscopia e biópsia da área afetada
 
A importancia do diagnóstico e monitorização dessa afecçào se dá devido a associação do líquen escleroso com neoplasia vulvar.
 
O tratamento é realizado com controle do estresse, medidas de hidratação vulvar e corticóides locais, além de visitas frequentes ao ginecologista (3 em 3 meses)

NÃO TENHA RECEIO DE PROCURAR AJUDA!!!

2 comentários:

  1. Prezado Dr Arlon. Obrigado por dividir assuntos pouco conhecidos. Com conhecimento, podemos evitar e/ou controlar diversas enfermidades. Abraço.Rinaldo.

    ResponderExcluir
  2. Há cirúrgias plásticas para reconstrução dos grandes e pequenos lábios nestes casos? Pois com o passar do tempo toda área torna-se atrofiada e não há mais separações dos mesmos.

    ResponderExcluir