A flacidez da pele e músculos é uma condição que acompanha o avançar da idade. Tentamos atenuar os sinais que o envelhecimento nos impõe com exercícios, massagem, drenagem, cremes e alimentação equilibrada. Contudo existe também flacidez interna que atinge os órgãos pélvicos e a vagina.
Essa condição conhecida como prolapso genital atinge 20% das mulheres com mais de 40 anos.
O prolapso genital é o deslocamento de órgãos como útero, bexiga, reto, intestino delgado e uretra e ocorre pelo enfraquecimento dos músculos da região pélvica, que podem cair sobre a vagina. Ver figura abaixo
Veja alguns dos sintomas que podem acompanhar essa condição:
Veja abaixo dicas sobre a condição, prevenção e tratamento:
01 - A sensação de um peso ou bola na vagina é o sintoma mais comum do prolapso. Algumas vezes a mulher pode palpar ou mesmo ver a profusão dos órgãos pela vagina, em casos mais severos.
02 - A flacidez pode ser de qualquer setor da vagina: compartimento anterior (bexiga), compartimento apical (útero, parede da vagina e intestino) ou posterior (reto). É possível ter prolapso em mais de um lugar ao mesmo tempo.
03 - O prolapso genital está associado, principalmente, à idade e ao número de gestações.
04 - Alguns fatores genéticos também influenciam a presença da doença. Mulheres loiras, por exemplo, correm mais risco de apresentar prolapso, por terem menos colágeno na constituição do corpo.
05 - Não há diferença na causa dos prolapsos entre parto normal ou cesárea.
06 - Em casos mais leves, exercícios pélvicos podem ajudar.
07- Quando a flacidez é severa, a única solução pode ser uma cirurgia, que "fixa" os órgão internos.
08- A reposição de colágeno não previne a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário