A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é a mais comum desordem endócrina que afeta as mulheres, com uma prevalencia de 6-10%. Essa síndrome foi descrita desde 1935, mas só a partir da década de 90 foram realizados estudos para melhor entender essa doença. O diagnóstico da SOP é realizado com a presença de 2 dos 3 caracteres citados no quadro.
A produção excessiva de androgenos pode ser observada pela presença de acne; queda de cabelo; crescimento de pelos em regiões, tipicamente, masculinas; ou medidas laboratoriais mostrando aumento dos hormonios sexuais masculinos. (vide esquema abaixo)
As alterações menstruais são caracterizadas por períodos sem menstruar ou menstruções com fluxo bastante reduzido indicando a não ovulação.
Na ultrassonografia iremos observar os ovários aumentados de volume com a presença de vários microcistos.
Ainda temos algumas características que não são usadas para diagnóstico dessa síndrome, mas podem estar presentes na mulher portadora. A mulher com SOP tem mais risco de desenvolver doença cardiovascular; obesidade; desenvolvimento de diabetes tipo 2; infertilidade; complicações na gestação como diabetes e hipertensão; problemas psicológicos (depressão, ansiedade); e maior risco de cancer de útero.
ENTÃO VERIFIQUE SE VOCE POSSUI ALGUMAS DESSAS CARACTERÍSTICAS E PROCURE SEU GINECOLOGISTA